« O Psiquiatra

lilás · sábado maio 14, 2011

Vestido de noiva!!

Anos 30…Interior do Rio Grande do Sul…Pulador,distrito de Passo Fundo,local da célebre batalha do poncho verde!!
O velho Garibaldi,pai de duas lindas meninas…estudiosas,cursavam o internato do Colégio Notre Dame,mas,nos finais de semana voltavam para casa,visitar os pais.
Foi num destes finais de semana,que Ruth,a mais velha,extrovertida,risonha,gostava de dançar! E foi num destes bailes,que ela conheceu um milongueiro,pelo duro,cabelo e olhos negros como a noite sem luar,bombacha,camisa branca e o lenço maragato…
bailava a chula e o vaneirão!!! Resultado…paixão certa!!! E da dança foram para os beijos e dos beijos para o amor,em pé,ao lado do pé de laranjas,grama macia e molhada pelo sereno!!! Os dias de baile eram os mais felizes da menina,agora mulher…mas como a felicidade fugaz como a estrela que cai do céu,um problema surgiu…a menstruação não descia…chá de canela e rezas pra nossa senhora!!!
Dona Xixi,desconfiada dos modos diferentes da filha,se pos a pressionar…A verdade foi dita,“estou grávida”,disse a filha para a mãe!
Vergonha,moralidade e culpa!!! O milongueiro,já havia partido para o pampa sem fim…alma livre e descompromissada,seu apego era no lombo do cavalo malhado e ligeiro!!!
O velho Garibaldi,se contorcia de vergonha!!
Surgiu então um bom moço,que era apaixonado pela filha grávida!!! E ele foi falar com o velho Garibaldi “Caso com sua filha e doum meu nome a criança”
Pronto!!! Tudo ficaria resolvido…
Sem consultar a filha,foi tomando as decisöes! Marcou a data do noivado e do casamento!!
Ruth…perdia a cada dia a alegria…não podia contrariar o pai!!! Mas não podia deixar de amar o milongueiro!!! Enquanto a barriga crescia,vivia de cabeça baixa,sofrendo no mais profundo silêncio!!!
Hora de aprontar o vestido…o branco não podia ser!!!
Ela decide…“o vestido vai ser lilás”.
“Não vamos contrariar a guria,disse o velho”
Véspera do grande dia…Ruth vestida se olha no espelho!! Seus olhos já sabiam!!
Ao amanhecer do dia do casamento….ela estava linda,deitada em sua cama,usando o vestido lilás,jazia!! Morta,fria…tinha tomado arsênico!!!
O velho Garibaldi,Dona Xixi também começariam a morrer aparltir daquele dia!!!

|